sexta-feira, 25 de maio de 2012

GILDETE CARVALHO (DONA DETINHA)




Nascida no norte do Estado da Bahia, em Mairim, chegou em Serra dos Aimorés, acompanhando os pais e quatro irmãos, na década de 60,  quando nesta cidade ainda existia  Maaria Fumaça e os trilhos da estrada de ferro passavam nos fundos de sua casa.

Detinha, apelido carinhoso que ganhou ainda criança, conheceu o campinho de futebol e o lago que existiam no centro da cidade, onde hoje vemos a pracinha e o mercado. Dona Detinha viu Serra se transformar no que é hoje.

Viúva por duas vezes, criou seus dez filhos aqui. Hoje, nem todos residem em Serra, mas foram educados e cresceram na cidade.

Dona Detinha aprendeu o ofício de costureira e assim ajudava no orçamento da casa e na escola dos filhos.
Ainda hoje, atende os pedidos das clientes que solicitam modelos de em revistas, ou mesmo vistos em alguma loja, os quais, com maestria, são produzidos por ela.

Simpática, alegre, alto astral, é um grande prazer desfrutar de sua compania, em sua casa ou mesmo na ARMI, associação que frequenta na semana para ginástica e aos fins de semana com o companheiro José,  algumas vezes também com o filho, para o encontro de forró.

Sempre prestigia os eventos da cidade, mas  quando chega o carnaval, não procure por ela em Serra, seu refúgio fica em Nova Viçosa, local de descanso e reabastecimento de energias para o restante do ano.